A maioria dos aparelhos eletrônicos trabalham ou com a Bateria de Li-ÍON ou Li-PO.

Li-ÍON ou Li-PO? Conheça as diferenças dos tipos de bateria de celular e notebookA bateria de Li-PO (íon de polímero) tem tecnologia que permite que ela seja mais leve e mais compacta e ainda assim possuir melhor autonomia em relação à bateria de Li-ÍON (íon de lítio), porém essa bateria sai um pouco mais caro para os fabricantes fazendo com que eles utilizem em maior escala as baterias de Li-ÍON, a Apple foge desse padrão e geralmente opta em utilizar em seus eletrônicos as baterias de LI-PO.

Os dois tipos de baterias não sofrem com efeito memória (vício na bateria) ou seja o cliente pode efetuar a carga no momento que ele quiser e por quanto tempo achar necessário, não precisando esperar o aparelho descarregar totalmente para iniciar a carga ou carregar totalmente para finalizar a carga. Porém essas baterias trabalham com ciclos, por exemplo uma bateria que dura 300 ciclos pode ter 300 processos de cargas e descargas 

Os dois tipos de baterias não sofrem com efeito memória

completos, criando então um tempo de vida útil para a bateria, isso não significa que a bateria vai ter a mesma qualidade do inicio ao fim do seu tempo de vida, ou seja uma bateria pode ir perdendo a autonomia conforme forem rolando os ciclos.

Outros fatores em um celular ou notebook podem também fazer com que a autonomia de uma bateria não esteja dentro dos padrões, fazendo com que o eletrônico descarregue a bateria muito rápido, trazendo assim às assistências técnicas vários serviços referentes a esse tipo de defeito, serviços esses que geralmente são extremamente lucrativos. Nos treinamentos da W2F esse tipo de assunto é abordado trazendo ao aluno o conhecimento para efetuar esse tipo de reparo, aumentando a durabilidade do eletrônico e automaticamente melhorando a sustentabilidade no planeta. 

Texto: Felipe Souza